Glossário do Marketing

Selecione o que quer aprender para ver o significado.

Os 4 P’s do marketing são Produto, Preço, Praça (distribuição) e Promoção (comunicação). Eles são um exemplo de “mix de marketing”, ou são as ferramentas e metodologias, que são analisadas e combinadas pelos profissionais de marketing para atingir seus objetivos.

Atualmente você pode também entender que o marketing pode ser dividido em 4 frentes de gestão para que o marketing funcione de forma eficiente e completa em seu negócio: Gestão de Produto, Gestão de Preço, Gestão de Distribuição e Gestão de Comunicação.

Cada letra  do AIDA representa uma das etapas do modelo de funil de conversão: atenção, interesse, desejo e ação. Baseia-se no comportamento humano na tomada de decisões e é usado para direcionar os esforços de marketing de forma mais eficaz.

Esse processo envolve a pesquisa da concorrência e do mercado para incorporar as melhores práticas ou aprimorar os métodos utilizados pela empresa. Você avalia o que seus concorrentes e empresas de outros setores estão fazendo de melhor no mercado para melhorar seus próprios processos.

É uma dinâmica de grupo que visa explorar o potencial criativo dos indivíduos envolvidos na resolução de um determinado problema, traçando um plano ou desenvolvendo, por exemplo, novas ideias e projetos. A técnica sugere que as pessoas que se reuniram expressem seus pensamentos para chegar a um denominador comum. Nenhuma ideia deve ser rejeitada ou descartada como errada ou absurda, e todas devem estar em processo de edição para que uma solução final seja escolhida.

Brand Awareness também é chamado de consciência da marca, refere-se à extensão da consciência do consumidor (lembrança e reconhecimento) de uma marca e seus produtos relacionados. O Brand Awareness de uma marca e seus produtos relacionados são construídos por meio de várias formas de publicidade.

O Brand Awareness é essencial nas práticas de estratégias de marketing, pois mede a capacidade dos consumidores de lembrar uma marca. É uma consideração primária no comportamento do consumidor, gerenciamento de publicidade, gerenciamento de marca e desenvolvimento de estratégia.

Os consumidores não comprarão a menos que estejam cientes da categoria do produto e a consciência da marca dentro da categoria que esteja presente.

Brand equity refere-se ao valor de uma marca. O conceito de brand equity é quanto mais conhecido o nome da marca, mais negócios a marca gera. Uma marca altamente estabelecida gera mais negócios. Marcas menos reconhecidas geram menos negócios. Os consumidores associam qualidade e marca. Uma marca reconhecida tende a ser um nome confiável. Com esse conceito, o patrimônio está na marca.

Branding é um conjunto de atividades consistentes com a posição, o propósito e os valores de uma marca. O objetivo do branding é criar sentimentos e criar conexões conscientes e inconscientes que são cruciais para o cliente na hora de escolher uma marca ao decidir comprar um produto ou serviço.

Custo por clique é uma forma de pagar por anúncios pagos em Plataformas como Google ou Facebook. Isso é feito com base no valor investido dividido sobre o número de cliques. É uma métrica importante na análise dos resultado dos anúncios, comparando com o CPM e o CTR.

A famossa Chamada para Ação refere-se a um termo de marketing digital. CTA é um texto, uma fala ou um design que os profissionais de marketing usam para solicitar uma resposta dos consumidores, como: “Clique aqui!”, “Deixe o seu like no vídeo!”, “Comente aqui!”, etc. Usa-se o CTA para encorajar os consumidores a tomar atitudes imediatas para a engajar ou comprar produtos ou serviços.

A CTR ou taxa de cliques refere-se ao número de consumidores que clicam em um anúncio depois de visualizá-lo. Usa-se a fórmula de dividir o número de cliques no anúncio pelo número de impressões dos anúncios (visualizações). O conceito CTR serve para avaliar melhor a eficácia de seus anúncios. Um anúncio com muitas visualizações e poucos cliques é um sinal de que o criativo não tem apelo para o consumidor..

Cross-selling é a venda cruzada que incentiva a compra de qualquer coisa em conjunto com um produto principal. Por exemplo, se um cliente já comprou duas peças de roupa em um loja, a venda cruzada incentivaria esse cliente a comprar mais uma peça por um desconto especial ou ganharia um brinde com essa compra adicional.

O custo por mil (CPM) no termo de marketing digital representa medir o custo de um anúncio por 1.000 impressões.

O custo de aquisição do cliente refere-se aos custos gastos até a venda. No marketing, é uma métrica importante para calcular o valor real do cliente. Os profissionais de marketing usam o custo de aquisição do cliente para determinar a porcentagem de recursos que podem ser gastos com lucro em um cliente.

E-Commerce refere-se ao Comércio Eletrônico ou à Loja Virtual. As lojas virtuais são usadas para negociar ou facilitar o comércio de serviços ou produtos físicos ou digitais. Todo o processo de compra e venda acontece digitalmente, desde a escolha do produto ou serviço até a realização do pagamento pelo cliente.

O e-mail marketing refere-se ao uso de e-mail para publicidade e para converter clientes em potencial. O marketing por e-mail permite que direcionem seus clientes em potencial com informações personalizadas sobre sua marca, produtos e serviços. Podendo enviar e-mail de recuperação de carrinhas, campanhas com ofertas, entre outras estratégias de marketing.

É apresentado como uma pirâmide invertida que mostra as diferentes etapas pelas quais os potenciais clientes podem passar durante o processo de venda. Antes do processo de compra, o cliente pode passar pelas seguintes etapas do funil: descoberta, interesse, identificação do problema, busca de solução, avaliação e compra.

Google Ads refere-se ao serviço de publicidade online do Google. O Google AdWords permite que alcancem os consumidores por meio das páginas de pesquisa do Google e de suas redes de exibição. Os anunciantes fazem lances em palavras-chave e frases-chave.

O serviço oferece diferentes estratégias para atingir suas metas de marketing, como lances em palavras-chave para exibir anúncios a serem exibidos nas páginas de resultados de pesquisa do Google ou na rede de sites parceiros do Google.

Através da plataforma do Google Ads você consegue anunciar no Google Shopping, Youtube, além das páginas parceiras do Google com banners personalizados.

https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/

O Google Business refere-se a uma plataforma do Google que permite criar uma página comercial do Google para aparecer no Google Maps, assim como para mostrar endereço, horário de funcionamento e muito mais.

O nome e as informações da empresa, o link do site e as avaliações também são gerenciados por meio da plataforma do Google. O Google My Business é ideal para quem tem uma loja física e precisa ter informações da sua empresa no Google Maps.

https://www.google.com/intl/pt-br/business/sign-up/

Google Analytics refere-se a uma plataforma de software do Google. O software criado pelo Google foi desenvolvido para que se analise quase todos os aspectos dos usuários do site.

Isso inclui tráfego do site, métricas de usuários, conversões, comparações de dados históricos e a eficácia de cada canal de marketing pode ser gerenciada com as ferramentas do Google Analytics.

https://analytics.google.com/

Hashtag refere-se ao símbolo “#” que é usado nas mídias sociais. As hashtags são usadas para que os usuários de redes sociais encontrem conteúdo facilmente. As hashtags são usadas para tópicos amplos, tópicos detalhados e nichos.

Inbound Marketing são usadas estratégias de criação de conteúdo relevante e de relacionamento, fazendo com que o cliente vá até a empresa e não o contrário. Os usuário provindos do tráfego orgânico são fortemente influenciados pelas estratégias de Inbound Marketing adotadas pela marca.

Indicador Chave de Performance é usado para medir resultados e progresso em relação a metas definidas. Os KPIs devem ser definidos de acordo com os objetivos finais do negócio, são indicadores de controle.

Landing Page refere-se a uma página de destino para a qual um usuário da rede é levado após clicar em um link. Usa-se para direcionar o fluxo de tráfego em todo o site, para ser uma página de vendas de produtos digitais ou únicos, bem como para geração de leads.

Marketing é o processo de fazer com que as pessoas se interessem pelo produto ou serviço da sua empresa. Isso acontece por meio de pesquisa de mercado, análise e compreensão dos interesses de seu cliente ideal. São todos os aspectos de um negócio, incluindo desenvolvimento de produtos, métodos de distribuição, vendas e publicidade.

É qualquer ação que uma empresa ou uma pessoa realiza para atrair um público para seus produtos ou serviços por meio de mensagens. O marketing visa oferecer soluções por meio da entrega de conteúdos, gerando valor para possíveis clientes, fortalecendo a fidelidade à marca e, por fim, aumentando as vendas.

O marketing digital refere-se a um termo usado para associar técnicas de marketing a tecnologias digitais como a Internet. O termo é usado para práticas de marketing online, como marketing de conteúdo, e-mail marketing, tráfego pago e todas as outras formas de marketing online. 

As impressões referem-se a um termo usado na publicidade para representar o número de vezes que um anúncio foi exibido aos consumidores. Se o alcance é a quantidade de usuário que viram o seu conteúdo, a impressão é a quantidade de vezes que viram o seu conteúdo.

Em outras palavras, vamos colocar que 10 usuários viram o conteúdo, porém 5 desses usuário visualizaram duas vezes cada um, então a quantidade de impressões é de 15, são então 10 em alcance e 15 em impressões.

Lookalike refere-se a uma opção para atingir públicos-alvo com base nos interesses semelhantes com o serviço de anúncios do Facebook e Instagram.

Usa-se listas de e-mail ou seguidores no Instagram, etc., e a partir da lista fornecida pelo profissional de marketing, o Facebook Business selecionará características comuns entre seus membros para exibir o anúncio.

O marketing de nicho refere-se a um tipo concentrado de marketing. É o marketing estratégico que é usado para atingir públicos distintos.

A ideia do marketing de nicho é atingir segmentos menores da população online para obter resultados de marketing mais significativos. Os profissionais de marketing identificam as necessidades, desejos e requisitos de um grupo de consumidores para atingir os consumidores estrategicamente.

Uma página comercial do Facebook refere-se a uma página da plataforma de mídia social do Facebook criada por um perfil do Facebook. A página é semelhante a um perfil pessoal do Facebook; só que com muitas funções gerenciais mais abrangentes.

Empresas e empreendedores podem criar uma página comercial no Facebook para promover suas marcas, produtos e serviços. Se a empresa tem um perfil profissional no Instagram, então é importante que você crie uma página do Facebook  para vincular ao perfil do Instagram.

A persona refere-se a um personagem ou personagens semifictícios usados para representar diferentes tipos e cenários de compradores. Esses personagens são criados a partir de pesquisas de mercado e dados reais gerados por clientes ou leads existentes.

Personas usadas para representar consumidores reais que podem visitar o site, comprar um produto, usar o produto, etc., de maneira semelhante. Personas negativas também podem ser criadas e usadas para descrever consumidores e clientes que se gostaria de evitar.

A plataforma de e-commerce é o sistema onde sua loja virtual é criada e gerenciada. Permite personalizá-lo e organizá-lo: adicionar produtos, gerenciar estoque e preços, anotar pedidos, acompanhar vendas, entre outras atividades diárias.

A tecnologia utilizada é semelhante a sites e blogs, mas com funções especiais para vendas online, com duas estruturas separadas, mas trabalhando juntas: uma responsável pela aparência do site de e-commerce e outra pelo armazenamento de dados e informações.

ROI refere-se à abreviação de retorno sobre o investimento em anúncios. Para um anunciante ter um ROI positivo, o anunciante deve ter uma receita maior do que suas despesas de campanha.

Remarketing ou retargeting:é a exibição de anúncios após a visita do usuário a um determinado site ou loja virtual. Sabe aquele anúncio que fica te perseguindo logo depois que você fez uma pesquisado no Google ou que você acessou algum site? Então, esse é o anúncio de remarketing.

SEO refere-se à abreviação de Search Engine Optimization. É uma estratégia de marketing para melhorar os resultados de pesquisa e aumentar o reconhecimento da marca no Google.

O marketing de SEO usa diferentes metodologias, como marketing de conteúdo, aquisição de links e aprimoramento técnico e de código. SEO é marketing orgânico, o que significa que não envolve canais pagos. A criação de um blog tem exatamente essa função para o seu site, fazer com que esteja mais bem rankeado nas buscas orgânicas do Google.

Sessões refere-se a uma medida de ação. Na análise da web, uma sessão ou visita ao site refere-se ao tempo que um visitante passa interagindo em um site.

No Google Analytics, uma sessão é um grupo de interações de usuários com seu site que ocorrem em um determinado período. Por exemplo, uma única sessão pode conter várias exibições de página, eventos, interações sociais e transações de comércio eletrônico. 

Enquanto as sessões estão mais relacionadas a comportamento, a métrica “usuários” reúne a quantidade de visitantes que chegaram ao seu site e interagiram com ele. Ou seja, eles são contados de forma única e podem realizar várias sessões ao longo de um período de tempo.

Site responsivo refere-se à criação de um site que ajusta o conteúdo da página ao tamanho da tela ou dispositivo a ser exibido com precisão. Em outras palavras, uma exibição visual completa e correta do conteúdo da página é mostrada com precisão, independentemente do tamanho da tela do dispositivo.

Com o site responsivo, o site “responde” ao tamanho da tela do dispositivo do usuário e ajusta o conteúdo e as imagens do site para caber perfeitamente na tela.

O tempo na página refere-se à quantidade de tempo que um visitante do site gasta em uma página ou site. O tempo na página é uma ferramenta do Google Analytics que usa carimbos de data/hora para registrar quando as páginas são carregadas. Cronometrar os usuários quando uma página foi aberta e o tempo de saída equivale ao tempo na página ou site.

A taxa de conversão refere-se à porcentagem de visitantes do site que concluem uma transação no site. A transação é chamada de meta predefinida do profissional de marketing. Um objetivo predefinido pode ser considerado uma compra ou um pedido de informação do visitante. Por exemplo, 100 consumidores visitam um site e 10 compram o site. A taxa de conversão é de 10%.

A taxa de engajamento refere-se à porcentagem de seguidores ou espectadores que se envolvem com uma postagem. Em outras palavras, a taxa de engajamento mostra o quanto as pessoas interagem com o artigo publicado.

Vários fatores influenciam o engajamento como comentários dos usuários, compartilhamentos, curtidas, salvamentos, etc. A taxa de engajamento é uma métrica muito utilizada na análise de mídias sociais.

A taxa de rejeição refere-se a um termo de marketing digital usado na análise de tráfego da web. Os profissionais de marketing usam a taxa de rejeição para calcular a porcentagem de visitantes que saem do site antes de interagir na página ou visualizar outras páginas da Web no site.

A fórmula usada para calcular a taxa de rejeição é o tempo que um visitante passa no site. A taxa de rejeição fornece aos profissionais de marketing informações sobre a eficácia do site.

Uma alta taxa de rejeição permite mostra que o tempo de carregamento é lento ou que o site não envolve seus visitantes. O relatório do Google Analytics permite que os proprietários de sites calculem a taxa de rejeição de seus sites.

O marketing de topo de funil refere-se ao topo do funil de vendas. Publica-se conteúdo no topo do funil para alcançar clientes em potencial.

Vários canais são usados, como: mídias sociais, blogs e sites, SEO, anúncios online, marketing de vídeo e divulgação de influenciadores. A meta do topo de funil é aumentar o reconhecimento da marca e gerar vendas.

Refere-se, simplesmente, ao número de visitantes que visitam seu site ou uma página específica. Os esforços de marketing, muitas vezes, são focados em aumentar o número de visitas para ajudar a aumentar as vendas ou leads qualificados.

O tráfego orgânico, resumidamente, é aquele gerado sem envolvimento com nenhum tipo de investimento direto. É constituído por usuários que ignoram os anúncios e clicam nos resultados não pagos para chegarem até o site.

A grande vantagem do tráfego orgânico é a capacidade de atrair visitantes, potenciais clientes sem nenhum investimento financeiro para que isso aconteça. Assim, graças a estratégias de marketing digital bem estruturadas, é possível gerar um fluxo de tráfego constante.

Caracteriza-se por comprar espaços nas redes sociais ou em algum espaço na web, que ajudem a divulgar seu negócio para pessoas com determinado perfil.

Na verdade, corresponde na estratégia de atrair visitantes a chegarem ao site ou ao perfil nas redes sociais por meio de anúncios, também chamados de mídia paga.

Todo acesso à sua plataforma é tráfego, seja de resultados de buscas, redes sociais ou outros sites, porém para considerar ser tráfego pago o usuário deverá acessar a sua página através dos anúncios.

Refere-se a um método de marketing que utiliza estrategicamente através de seus clientes, parceiros ou colaboradores.

O marketing de referência é uma estratégia de marketing confiável e envolve incentivar e recompensar os clientes a recomendarem produtos e serviços das marcas. Essa é um estratégia crucial atualmente para fazer com que as marcas conquistem mais engajamento e crescimento de mercado.

Upselling é encorajar a compra de qualquer coisa que torne a compra adicional de um cliente com um valor maior ao atualizar o pedido, podendo ser uma opção premium. Como por exemplo, ocorre com os aplicativos por assinatura, que oferecem um desconto especial para quem trocar o plano mensal pelo plano anual ou quando o cliente recebe um desconto ao adicionar um produto a mais no pedido.